O crosslinking é um tratamento cirúrgico utilizado para tratar o ceratocone, sendo menos agressivo que o transplante de córnea.
Sabia que 21% dos pacientes que sofrem com ceratocone acabam precisando de novas córneas? Falaremos sobre a técnica que promete reduzir esse número.
Este procedimento estimula o aumento da rigidez e da resistência da córnea, permitindo que ela não seja alterada ao longo dos anos.
O que é Crosslinking?
O crosslinking é uma cirurgia que estimula a contração das fibras de colágeno, que aumenta a resistência da córnea e reforça a estrutura e minimizando as chances da progressão do ceratocone.
A cirurgia Crosslinking é um procedimento muito seguro, capaz de retardar o avanço do ceratocone e devolver também qualidade de vida ao paciente. Devolvendo a sustentação e rigidez a essas fibras, já que elas voltam a ficar unidas, sem deformação.
Como surgiu a cirurgia de crosslinking
Os profissionais da área da saúde vem buscando uma forma de minimizar os efeitos do ceratocone e manter a saúde visual dos pacientes que sofrem com a doença. Embora a técnica de crosslinking possa ser considerada recente, ela surgiu na Europa há quase 20 anos.
As abordagens do crosslinking continuam sendo desenvolvidas para reduzir o tempo de tratamento, acelerar a recuperação pós-operatória e melhorar os resultados.
Como é realizada a cirurgia crosslinking
O procedimento consiste na aplicação de um colírio especial à base de riboflavina (Vitamina B2), que é ativado por um feixe de luz de raios ultravioletas, durante 30 minutos. A cirurgia é considerada indolor, rápida e bastante segura.
A cirurgia Crosslinking é indicada para casos iniciais da doença, entre o público jovem, e o pós-operatório costuma ser muito tranquilo.
Esta técnica é possível retardar ou até parar os danos causados pelo ceratocone e evitar a perda da acuidade visual e até a necessidade de um futuro transplante.
A técnica vem sendo utilizada devido à efetividade do procedimento, que chega a ser superior a 90%. É um ótimo índice, que mostra que há muito o que comemorar em relação aos avanços no tratamento da doença.
Como o procedimento é realizado?
A cirurgia é minimamente invasiva e pode ser feita apenas com anestesia tópica, por meio do uso de colírios anestésicos. O procedimento dura em torno de uma hora e o paciente recebe alta imediatamente, sem necessidade de internação, repouso ou jejum.
A técnica consiste na aplicação de um colírio especial à base de riboflavina (vitamina B2), que, posteriormente, é ativado por um feixe de luz ultravioleta. Isso estimula a contração e a união das fibras de colágeno, o que aumenta a resistência da córnea e reforça sua estrutura.
Como é o pós-operatório da cirurgia de crosslinking?
Logo depois da cirurgia, é provável que a visão fique um pouco embaçada. No entanto, a recuperação da visão acontece gradualmente.
Em geral, ela volta ao normal depois de 30 dias.
As complicações pós-cirurgia são raras e são problemas temporários, como infecções leves, perda da transparência ou inchaço da córnea, visão dupla ou embaçada, leve queda palpebral e inchaço ao redor dos olhos.
É bastante comum que os pacientes desenvolvam fotofobia após a realização do procedimento. Isso é facilmente contornado com o uso de óculos escuros de boa qualidade.
Preço da cirurgia crosslinking em São Paulo?
Muitas pessoas desejam saber o valor final da cirurgia sem antes consultar um profissional da área. Porém, há alguns fatores que influenciam no valor final do procedimento, são eles: O paciente tem seguros de saúde ou subsistemas de saúde? Se o procedimento vai ser feito em ambos os olhos ou não, dentre outras.
Portanto, infelizmente, não podemos definir um valor fixo como em uma tabela, para saber mais sobre o procedimento ou sobre os valores é necessário agendar uma consulta.
A CROP Oftalmologia é referência em saúde ocular em São Paulo (SP), oferecendo atendimento personalizado, equipamentos de última geração e profissionais capacitados para a realização das mais complexas cirurgias.Nossas clínicas estão localizadas na Lapa e Chácara Santo Antônio, em São Paulo.
Para mais informações, como preço do procedimento, convênios, formas de pagamento e disponibilidade, entre em contato agora mesmo neste link e obtenha a orientação de nossos profissionais.