Moscas volantes – O que são?

Por: Crop | 24 de Maio de 2022
Moscas volantes são comuns na nossa visão, mas fique atento, caso isso prejudique sua visão, alguns cuidados devem ser tomados. Conheça um pouco mais sobre a condição, os sintomas e como tratar. O surgimento de manchas escuras na visão, muitas vezes parecidas com filamentos, círculos ou teias, essas são as famosas moscas volantes, muito comum principalmente quando observamos imagens claras, como um papel branco ou o céu, por exemplo. O surgimento dessas manchas é mais comum em pessoas com idade mais avançada, isso ocorre por conta da falta de vítreo (parte gelatinosa do olho). No entanto, podem surgir em pacientes mais jovens por conta de pequenos pontos de deslocamento de retina, que apesar de não prejudicar a visão, acabam formando pequenos grumos que flutuam no vítreo. As moscas volantes tem cura, através de uma cirurgia para substituir o vítreo do olho, mas a cirurgia só é recomendada em casos mais graves, quando o paciente apresenta um número grande de manchas, impedindo que possam ser feitas atividades do dia-a-dia.

Sintomas das moscas volantes

O principal sintoma das moscas volantes, é o surgimento de manchas no campo de visão que:
  • Semelhante a moscas, pontos, fios ou linhas que pairam no ar;
  • Se movem quando se mexe os olhos, ou quando tenta olhar para eles;
  • São mais fáceis de se olhar, quando observamos uma superfície branca.
Nos casos em que os sintomas incluem flashes, diminuição da visão ou escurecimento dos lados, é importante consultar um médico oftalmologista, podendo se tratar de um caso de descolamento de retina.

Como é feito o tratamento?

O tratamento vai depender da indicação do oftalmologista, já que na maioria dos casos, o surgimento das moscas volantes não causa problemas maiores e são fáceis de se adaptar. No caso de pacientes que já apresentam a condição, é importante estar atento se aparecem em maior número ou tamanho, causando dificuldade na visão. Em casos mais graves, quando as manchas aparecem maiores e em maior número, causando dificuldades na visão, é recomendado a cirurgia para dissolver as manchas ou para substituir o vítreo por outra substancia. A cirurgia para moscas volantes, pode apresentar pequenos riscos como lesões na retina ou não tratar todas as manchas, sendo essa a razão pela qual é apenas a última opção. As moscas volantes são comuns, e também podem surgir em pessoas com doenças refrativas (miopia, hipermetropia e astigmatismo), são fáceis de se acostumar e não provocam maiores riscos, mas é importante estar sempre atento e caso seja necessário, consultar um médico oftalmologista. Tem tido dificuldades na visão por conta de moscas volantes? Clique aqui agora mesmo e agende sua consulta!