Catarata – Como é feita a cirurgia?
Home
Sobre
Doenças Oftalmológicas
Astigmatismo
Blefarite
Catarata
Ceratocone
Conjuntivite
Degeneração Macular Relacionada à Idade
Glaucoma
Hipermetropia
Miopia
Moscas Volante
Olho Seco
Presbiopia
Retinopatia Diabética
Exames
Biometria Ocular Ultrassônica
Campimetria Computadorizada
Ceratoscopia
Fundoscopia
Gonioscopia
Mapeamento de Retina
Microscopia
Paquimetria Ultrassônica
Tomografia | OCT
Tonometria
Ultrassonografia Ocular
Tratamentos
Capsulotomia Yag Laser
Toxina Botulínica
Cirurgias
Cirurgia de Catarata
Blefaroplastia
Fotocoagulação a Laser
Injeção Intravitrea
Vitrectomia
Cirurgia Refrativa
RESULTADO DE EXAME
AGENDE UMA CONSULTA
×
Pesquisar por:
Catarata – Como é feita a cirurgia?
Por:
Crop
| 20 de Abril de 2022
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais conhecidos no meio oftalmológico.
Sendo realizado em sua maioria em idosos, por conta da idade, a catarata é uma doença progressiva, que causa a perda de transparência do cristalino.
O cristalino por sua vez, é a lente natural do olho, responsável por enviar a luz do ambiente exterior, para a retina, resultando no processo de visão.
No caso, a perda da transparência do cristalino acontece por conta do acúmulo de detritos, tais como:
Restos de células mortas;
Gordura;
Resíduos de medicamentos.
Apesar de afetar mais pessoas a partir dos 60 anos, a doença pode surgir em outras fases da vida de forma precoce, isso pode ocorrer por consequência de alguns fatores como traumas oculares ou doenças, como diabetes.
Sintomas e exames
O principal sintoma da catarata é a visão embaçada, como é uma doença gradativa, se não for tratada com antecedência esse problema pode piorar e acarretar na perda completa de visão.
Em estágios mais avançados a catarata cria uma película esbranquiçada nos olhos, nesses casos a perda de visão já é significativa, se não total.
O diagnóstico da doença só pode ser comprovado depois de uma bateria completa de exames de catarata.
Através dos resultados desses exames, pode ser determinada não somente a presença da doença, como também o estágio de evolução da catarata.
Como é realizado o tratamento da catarata?
O único método de tratamento da catarata é através da cirurgia.
O procedimento é rápido e seguro, garantindo que o paciente retorne para casa no mesmo dia.
Tudo isso graças aos avanços da tecnologia que permitiram que o procedimento se tornasse mais simples, não sendo necessário cortes ou suturas.
No procedimento, é feita a troca do cristalino, por um artificial feito de acrílico, devolvendo a visão para o paciente e não apresentando mais a opacidade de antes.
Como é a cirurgia de catarata?
Como mencionado acima, o procedimento da cirurgia de catarata evoluiu graças aos avanços da tecnologia, não sendo mais necessário cortes com bisturi ou internação.
O processo da cirurgia segue da seguinte forma:
Depois de realizar a bateria de exames, o médico oftalmologista agenda a cirurgia. O paciente por sua vez, deve seguir alguns cuidados nos dias anteriores à cirurgia, como por exemplo não usar lentes de contato, alimentação leve e descansar bem, principalmente na noite que antecede a cirurgia.
No dia da cirurgia, o paciente receberá algumas gotas do colírio anestésico na sala pré-operatória. Logo após, serão realizados outros exames de medição e estruturas oculares. No caso, a repetição dos exames garante a precisão da cirurgia.
Após a repetição dos exames, o médico começa a cirurgia de catarata a laser. Utilizando um laser de precisão, o oftalmologista realiza um corte milimétrico no centro da córnea (cerca de 2mm), por esse corte é colocado um aparelho chamado facoemulsificador, que faz quebra do cristalino opacificado, que depois será aspirado.
Depois de aspirar todo o cristalino, é inserida a lente cristalina acrílica, a implantação é feita pelo mesmo corte milimétrico, que se fechará sozinho em alguns dias.
O paciente precisa ficar em observação algumas horas antes de retornar para casa, apenas com algumas recomendações médicas para uma recuperação saudável.
A cirurgia de catarata é simples e segura, e o paciente recebe alta no mesmo dia, após alguns dias a rotina pode ser retomada normalmente.
Sente sua vista opaca ou com dificuldades para enxergar? Agende agora mesmo sua consulta com a gente
clicando aqui
!
CROP
CENTRO DE REFERÊNCIA OFTALMOLÓGICA PAULISTA
AGENDE UMA CONSULTA
AGENDAMENTO