Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata em São Paulo

Tudo sobre o procedimento!

QUERO AGENDAR UMA CONSULTA QUERO AGENDAR UMA CONSULTA

SOBRE A CATARATA

Ao receber o diagnóstico de catarata, é natural surgirem muitas dúvidas por parte do paciente. Qual o tratamento? Há cura? Será preciso operar? Como o procedimento é realizado?

A Crop Oftalmologia é referência em cirurgia de catarata em São Paulo, e neste artigo, vamos responder os questionamentos mais comuns sobre o procedimento.

olho-cirurgia-de-catarata
agende-uma-consulta-catarata

O que é catarata? Quais os principais sintomas?

Catarata é o termo utilizado para descrever a perda de transparência do cristalino, uma lente localizada atrás da íris, deixando-o opaco. Esta nebulosidade prejudica a entrada de luz nos olhos, levando a uma visão cada vez mais desfocada.

A doença foi apontada como a principal causa de cegueira tratável no mundo em pessoas acima de 50 anos em 2020. As informações são de um estudo publicado no periódico The Lancet. O levantamento indica que 45% dos 33,6 milhões de casos de cegueira global são decorrentes de catarata.

Na mesma linha, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a doença é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo.

Na maior parte dos casos, a perda do cristalino ocorre com o avanço da idade. Por esse motivo, a catarata é mais comum em idosos.

Entretanto, a doença não é exclusiva deste grupo etário, já que pode estar relacionada a outros fatores. Entre os mais comuns, estão algum trauma ocular, determinadas doenças e o uso de certos medicamentos.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA CATARATA?

quais-sao-os-tipos-de-cirurgias-para-catarata

A dificuldade para executar atividades do dia a dia, como uma leitura, por exemplo, é um dos primeiros sintomas percebidos pelo paciente. Outras ocorrências comuns são:

  • Sensação de visão embaçada
  • Sensibilidade à luz
  • Mudança frequente no graus dos óculos
  • Percepção de que as cores estão desbotadas
  • Piora da miopia

É importante reforçar que somente um oftalmologista poderá confirmar o diagnóstico, por meio de exames específicos.

quais-sao-os-tipos-de-cirurgias-para-catarata

Saiba para quem a cirurgia de catarata é indicada?

A cirurgia é o único procedimento capaz de reverter a cegueira ocasionada pela catarata. Como resultado, tem-se o restabelecimento da visão do paciente.

A indicação pode partir do próprio oftalmologista, assim que a doença é identificada. Aliás, não há idade mínima ou máxima para realização da cirurgia.

Porém, há algumas contraindicações. O procedimento não pode ser realizado em pessoas que apresentem comorbidades que não estejam controladas, como diabetes e hipertensão. Determinadas doenças oftalmológicas ou cardiovasculares também impedem a realização do procedimento.

Quais são os tipos de cirurgia e como são realizadas?

O tratamento cirúrgico da catarata envolve a remoção da lente opaca (ou cristalino) e a sua substituição por uma lente artificial, transparente. Tudo isso facilita a passagem de luz para o interior do olho. Este procedimento também recebe o nome de facectomia.

Primeiramente, o médico aplica um anestésico local. A seguir, realiza um micro corte, entre 2 e 3 mm, na córnea do paciente. Na sequência, o cristalino é quebrado em pequenas partes, que são aspiradas mais facilmente para fora do olho. Este procedimento é chamado de facoemulsificação.

Por fim, a lente artificial é inserida pela mesma abertura, substituindo o cristalino opaco. O procedimento leva menos de 30 minutos e o paciente já pode deixar a clínica pouco tempo depois.

Porém, há diferentes tipos de cirurgia de catarata, que variam de acordo com a tecnologia empregada. Confira:

Cirurgia de catarata tradicional

Neste tipo de procedimento, o oftalmologista utiliza um bisturi para realizar o pequeno corte na córnea, de até 3 mm.

A seguir, o cirurgião realiza a facoemulsificação por meio de uma sonda com vibração ultrassônica. Ela dissolve e aspira os pequenos pedaços do cristalino opaco, que é substituído pela lente intraocular artificial. Por fim, o corte é fechado com alguns pontos e o paciente é liberado pouco tempo depois.

Em comparação à cirurgia a laser, como veremos a seguir, a recuperação do paciente pelo método tradicional é um pouco mais lenta.

Outra diferença está no fato de não ser possível personalizar o procedimento. Isso significa que o mesmo padrão de correção será usado para a maior parte dos pacientes. De forma geral, há melhoria da visão para longe.

Cirurgia de catarata a laser personalizada

Nesta cirurgia, são utilizados aparelhos de última geração para realizar um mapeamento do sistema visual do paciente. É como se fosse uma impressão digital da visão em alta resolução.

Este mapa digital guia o cirurgião durante toda a operação, conferindo maior precisão ao procedimento. Por isso, a cirurgia é personalizada para atender as particularidades de cada pessoa.

A tecnologia indica onde o oftalmologista deve realizar o corte, as marcações da capsulotomia (que é a técnica para remoção do cristalino) e a posição exata para a lente intraocular. Isso é fundamental, especialmente quando são utilizadas lentes multifocais ou para correção do astigmatismo.

Este tipo de procedimento utiliza o laser tanto para fazer a incisão quanto para segmentar o cristalino, ou seja, quebrá-lo em pequenas partes. Por fim, é realizada a aspiração da lente opaca, que é finalmente substituída pela nova lente artificial.

Em alguns casos, não é necessário nem mesmo a realização de pontos.

Vantagens

  • Permite planejar e corrigir erros refrativos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e/ou presbiopia (vista cansada);
  • Proporciona mais segurança para médico e paciente por dispensar o uso de bisturis;
  • É mais precisa;
  • Personaliza a cirurgia de acordo com o histórico do paciente e grau da doença;
  • Causa menor trauma aos olhos, facilitando a recuperação.

Tipos de lentes

A tecnologia apresentou avanços não apenas nas técnicas aplicadas às cirurgias de catarata, mas também, às lentes empregadas. Tudo isso permite que o paciente resolva mais de um problema oftalmológico na mesma cirurgia.

Mas, antes de tudo, saiba que somente uma consulta minuciosa com um oftalmologista poderá indicar a melhor lente para cada pessoa.

Conheça algumas opções de lentes intraoculares:

Monofocal

Tem apenas um foco e faz a correção para apenas uma distância. De forma geral, propicia boa visão para longe, mas há necessidade do uso de óculos para enxergar objetos de perto.

Multifocal

Lente com mais de um ponto focal, permitindo correções para perto e para longe ao mesmo tempo. É possível que o paciente deixe de usar óculos ou fique menos dependente deles.

Tórica

É capaz de corrigir o astigmatismo do paciente. Pode ser monofocal ou e multifocal. Ou seja, com ela, o paciente poderá corrigir mais de um problema oftalmológico.

Acomodativa

Esta lente imita o movimento natural que os olhos fazem para focar em algum objeto. Com isso, é capaz de recuperar o alcance completo da visão, em qualquer distância.

Esférica

Lente intraocular convencional, com superfície frontal curva.

Asférica

Tem características semelhantes às do cristalino natural, proporcionando melhor qualidade visual.

A cirurgia de catarata é segura?

É comum haver algum receio quanto a qualquer tipo de intervenção operatória. Contudo, a cirurgia de catarata é bastante segura.

Na Crop Oftalmologia, médicos especialistas analisam o método mais adequado para cada paciente. Equipamentos de ponta, por sua vez, conferem sofisticação ao procedimento. Com isso, é possível reduzir não apenas o trauma na região dos olhos, mas também o tempo da cirurgia e da recuperação.

Embora segura, a cirurgia é complexa e envolve risco, como todas as outras. De toda forma, a maioria das complicações são reversíveis.

Desse modo, médicos experientes, equipamentos avançados e pacientes comprometidos com cuidados pré e pós cirúrgicos são essenciais para o sucesso do tratamento.

Como é a recuperação da cirurgia de catarata?

Uma das maiores preocupações quanto à cirurgia de catarata está relacionada ao pós-operatório. Após o procedimento, é fundamental que o paciente não faça esforços físicos.

Atividades como assistir televisão, andar e dirigir podem ser realizadas em poucas horas ou dias. Em todo caso, é importante seguir a recomendação médica. Além disso, deve-se usar corretamente os colírios antibióticos e anti-inflamatórios prescritos pelo oftalmologista.

De forma geral, algumas atitudes contribuem para diminuir o risco de complicações durantes os primeiros dias após a cirurgia:

  • Respeitar o tempo de repouso
  • Cuidado ao lavar a cabeça, para que os olhos não entrem em contato com o sabão
  • Utilizar os medicamentos conforme a prescrição
  • Evitar excesso de luz solar
  • Suspender atividades físicas intensas
  • Não frequentar piscinas e praias

Qual o valor da cirurgia de catarata?

Diversos fatores interferem no valor de uma cirurgia de catarata. Entre eles está a escolha da lente intraocular que vai substituir o cristalino.

Só para exemplificar, o paciente tem a chance de corrigir a visão para perto ou para longe, na mesma cirurgia. Caso opte por uma lente multifocal, é possível que fique livre dos óculos, mas terá um custo maior.

Por outro lado, é possível escolher uma lente monofocal, que é mais econômica. Assim, alguns pacientes decidem corrigir somente a visão para longe e utilizam óculos para enxergar objetos mais próximos.

Outro fator determinante no preço será a técnica cirúrgica que o oftalmologista considerar mais adequada para o caso.

Onde fazer cirurgia de catarata em São Paulo?

Como vimos, a cirurgia é a única forma de impedir o avanço da catarata e reverter a cegueira causada pela doença. Não há, no momento, colírios ou qualquer outro tipo de tratamento alternativo cientificamente comprovado.

Igualmente, a escolha de clínicas qualificadas, que disponham de equipamentos modernos e uma equipe de especialistas é fundamental para garantir o sucesso do tratamento.

Caso precise realizar uma cirurgia de catarata em São Paulo, conte com a experiência e capacidade técnica da Crop Oftalmologia. Dispomos de uma moderna estrutura física, equipamentos de última geração e profissionais capacitados para cuidar da sua saúde.

Convênios
Veja aqui a lista de convênios aceitos na crop!

icone-convenios-footer

Na Crop Oftalmologia trabalhamos com os principais planos de saúde, procurando proporcionar ao maior número de paciente um atendimento médico oftalmológico de qualidade e agilidade. Para isso, contamos com os mais diversos equipamentos linha de ponta em tecnologia e modernidade. Alinhado á instrumentação eficaz, contamos também com profissionais gabaritados e da mais alta capacidade.

Para ter acesso aos melhores cuidados disponíveis no ramo de medicina oftalmológica, opte pela Crop Oftalmologia, aonde a sua saúde vem sempre em primeiro lugar!

  • Allianz
  • Ameplan
  • Amil
  • Bradesco
  • Caasp
  • Cartão de todos
  • Central nacional Unimed
  • Classes laboriosas
  • Doctor prime
  • Doctor exame
  • Hi card
  • Intermédica
  • Itau
  • Omint
  • Open line
  • Particular
  • Plena
  • Porto Seguro
  • Saúde caixa
  • Sistema total de saúde
  • Sul América
  • Unimed seguros