Quer saber mais sobre a cirurgia de catarata? entre em contato!

Ícone Whatssap(11) 99840.1418


Agende sua consulta

Cirurgias Oftalmológicas

Cirurgia de catarata

sua visão limpa outra vez.

A catarata é hoje a maior causa de cegueira tratável no mundo, ela é causada por pequenas áreas opacas no cristalino (lente natural dos nossos olhos). A princípio essas áreas são pequenas e podem passar despercebidas, mas com o tempo se espalham por todo cristalino fazendo com que o paciente tenha perda total da visão.

Os sintomas da catarata incluem:

  • Dificuldade de dirigir a noite, por causa do brilho dos faróis;
  • Visão nublada;
  • Visão duplicada;
  • Mudanças frequentes no grau dos óculos.

O único tratamento conhecido para a catarata é a cirurgia, que além de ser completamente segura, oferece uma recuperação de 100% da visão do paciente. Na cirurgia, o cristalino, que é a área afetada pela catarata, é quebrado e aspirado para fora utilizando-se de um aparelho de ultrassom. Após a retirada do cristalino é feita a sua substituição por uma lente intraocular (LIO), que possibilita, além do retorno da visão que havia sido afetada pela catarata, a correção do grau dos óculos, fazendo com que o paciente não precise mais utilizar lentes corretoras para enxergar com perfeição.

Precauções.

A recuperação da cirurgia da catarata é, em grande maioria dos casos, rápida. Uma semana em média para a retomada das atividades normais e no final de um mês ou 45 dias já estão com os olhos bem recuperados. É importante que seguir algumas recomendações para que o resultado seja completamente satisfatório, como por exemplo, evitar esforços físicos, não abaixar a cabeça de maneira abrupta e principalmente manter controle sobre a utilização dos colírios indicados pelo oftalmologista.

É importante lembrar que todo o pré, pós e o procedimento da cirurgia em si, deve ser acompanhado por uma equipe médica de oftalmologistas qualificados e treinados para que todo o processo seja supervisionado pelos mesmos, e possa se obter laudos mais precisos sobre a recuperação e situação do paciente.

Doenças

Combatendo a catarata,
sua visão de volta.

A catarata se trata de uma doença que causa a opacidade do cristalino, que é a lente natural dos nossos olhos, o que se não tratado a tempo pode causar a cegueira. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a catarata é causa de 51% dos casos de cegueira no mundo todo, o que a transforma na principal causa de cegueira que possui tratamento. Os sintomas da catarata são diversos, todos eles relacionados à dificuldade de realizar atividades do dia a dia por problemas diversos na vista, atividades antes corriqueiras se tornam difíceis por ação direta da falta de visão, dentre os sintomas estão:

  • Dificuldade de dirigir a noite, por causa do brilho dos faróis;
  • Visão nublada;
  • Visão duplicada;
  • Mudanças frequentes no grau dos óculos.

Caso você esteja passando por um ou vários dos sintomas, procure com máxima antecedência um oftalmologista para que ele possa fazer exames e descobrir se o seu caso é ou não catarata. Com exames como o de lâmpada de fenda, o seu oftalmologista poderá ter a certeza de que se trata ou não de catarata, podendo assim, passar para o tratamento da doença.