Cirurgia de Descolamento de Retina em São Paulo

Vitrectomia

Cirurgia de Descolamento de Retina em São Paulo

QUERO AGENDAR UMA CONSULTA QUERO AGENDAR UMA CONSULTA

SOBRE A RETINA E VITRECTOMIA

A vitrectomia é um procedimento cirúrgico (operação) destinado a remover parte ou todo o humor vítreo do olho, que se manifesta em várias doenças oculares, como veremos adiante.

O corpo vítreo é um líquido transparente semelhante a um gel que preenche a maior parte do interior do globo ocular e o mantém no formato do olho. O corpo vítreo é 99% água e está em contato com a superfície da retina. A retina está localizada na parte mais interna do olho e desempenha um papel vital na visão (ela recebe imagens e as envia ao cérebro através do nervo óptico).

A vitrectomia é realizada com um pequeno instrumento cirúrgico, o virectomo, que é usado ​​para remover o corpo vítreo. O gel vítreo é substituído por solução salina (BSS). Como o corpo vítreo é composto de 99% de água, o paciente não notará nenhuma alteração na visão após a substituição do corpo vítreo por esta solução.

olho-cirurgia-de-retina-e-vitreo

Quando a Vitrectomia deve ser realizada?

quais-sao-os-tipos-de-cirurgias-para-retina

Algumas doenças oculares podem causar a necessidade de vitrectomia. A seguir estão algumas das doenças mais comuns:

quais-sao-os-tipos-de-cirurgias-para-retina

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes. A retinopatia diabética proliferativa (estágio mais avançado da doença) é caracterizada pelo aparecimento de novos vasos sanguíneos na retina e no mamilo, que podem levar ao sangramento espontâneo no olho (hemorragia vítrea ou hemorragia do vítreo).

Essa doença costuma ser tratada com laser em um estágio inicial para prevenir a progressão da doença. Quando ocorre sangramento ou descolamento de retina, uma vitrectomia é realizada para remover qualquer sangue ou membranas fibrovasculares que possam estar presentes. Pode ser necessário injetar gás na cavidade vítrea ou introduzir silicone para restaurar a visão.

Membrana epirretiniana

A membrana epirretiniana ou pucker macular é um tipo de degeneração macular em que a visão é distorcida pela formação de tecido fibroso na retina central (mácula). A vitrectomia permite a remoção do gel vítreo e a movimentação da membrana.

Glaucoma

O glaucoma (aumento da pressão intraocular) é mais comum em pessoas com diabetes e pode causar atrofia do nervo óptico e perda de visão. Pacientes diabéticos têm duas vezes mais chances de desenvolver glaucoma do que pacientes não diabéticos.

Quando o fluxo do humor aquoso normal é bloqueado, ele começa a invadir o vítreo, levando ao glaucoma intratável do ponto de vista médico, neste caso, a vitrectomia costuma ser utilizada.

Descolamento de retina

Uma das principais indicações para a vitrectomia é o descolamento de retina

O descolamento de retina é a separação do nervo sensorial da retina do epitélio pigmentar. Esta é uma doença clínica grave que pode levar à cegueira se não for tratada a tempo. Para restaurar a retina à sua posição anatômica, uma vitrectomia e / ou fita escleral pode ser usada para retrair a esclera e fornecer suporte para a retina.

Em alguns casos, faz-se necessário injetar um fluido denso na cavidade vítrea para fotocoagular a retina para aumentar a adesão e injetar gás ou óleo de silicone para colocar e / ou manter a retina no lugar.