Excimer laser
São as mais famosas cirurgias refrativas, em que se utiliza um tipo de laser de alta precisão e rapidez, por meio da ablação da superfície anterior da córnea (a membrana ativa), para o tratamento das ametropias, doenças oculares que ocorrem devido a erros refrativos.
As tecnologias atuais que usam lasers excimer são:
LASIK (Laser-assisted In Situ Keratomileusis):
A cirurgia Lasik é o tipo mais comum de cirurgia refrativa usada por oftalmologistas para tratar problemas comuns de visão, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Esta operação leva apenas 5 minutos para cada olho e cerca de 8 segundos de irradiação do laser. O paciente permanece acordado e desperto. Utiliza-se anestésico em forma de colírio, alguns minutos antes da operação, para que o paciente não sinta dor e/ou desconforto.
PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa):
A cirurgia PRK, também chamada de ceratectomia refrativa, é realizada através de um laser que corrige a curvatura da córnea, a fim de retificar um erro refrativo, como miopia leve a moderada, hipermetropia ou astigmatismo. Esse tipo de cirurgia geralmente é recomendado por oftalmologistas para pessoas com córneas mais finas.