Doenças Oftalmológicas

Ceratocone

Sintomas

O principal sintoma é facilmente sentido pelo paciente, a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto, dores de cabeça, halos em torno das luzes, fotofobia e coceira.

Tratamento de Ceratocone

As alternativas de tratamento para ceratocone sempre são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.

1. Óculos como tratamento para ceratocone. A primeira opção que o paciente recebe é a prescrição de óculos, na maior parte das vezes em casos iniciais da doença;
  2. Lentes de Contato como tratamento para ceratocone. Caso os óculos não atinjam o objetivo de fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato é a próxima alternativa, geralmente é utilizada a lente rígida gás permeável;
  3. Crosslinking como tratamento para ceratocone. O resultado deste processo é a criação de resistência mecânica da córnea. Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone;
  4. Transplante de Córnea como tratamento para ceratocone. Utilizada em casos mais avançados do ceratocone;
  5. Implante de Anel Corneano como tratamento para ceratocone.Por mais complexo que pareça ser, o procedimento, realizado é com anestesia local, indolor e com excelentes resultados. Essa alternativa cirúrgica segura para o ceratocone é o implante de segmentos de anel corneano, regredindo o ápice do ceratocone e retornando-o a um formato mais natural, arredondado.

O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar ou manter (nas fazes iniciais) uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto na utilização dos recursos que serão empregados e principalmente preservar a saúde da córnea. As alternativas sempre serão avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e quando essas não surgirem mais efeitos, recomendamos cirurgias para o ceratocone.