Doenças Oftalmológicas

Miopia

O que é Miopia ?

A miopia acontece quando a luz que entra no olho é focalizada incorretamente, fazendo com que os objetos distantes pareçam turvos. A miopia é um tipo de erro de refração do olho.

Se você tiver miopia, terá problemas para enxergar objetos que estão longe.

Causas

As pessoas conseguem enxergar porque a parte frontal do olho encurva (refrate) a luz e a aponta para a superfície posterior do olho, chamada retina.

A miopia ocorre quando o comprimento físico do olho é maior do que o comprimento óptico. Isso faz com que seja mais difícil para os olhos focar a luz diretamente na retina. Se os raios de luz não estiverem claramente focados na retina, as imagens que você vê podem ficar borradas.

A miopia afeta homens e mulheres igualmente. As pessoas com histórico familiar de miopia têm mais probabilidade de desenvolvê-la. A maioria dos casos de olhos com miopia é saudável, mas um pequeno número de pessoas com miopia grave desenvolve uma forma de degeneração da retina.

Sintomas da Miopia

Uma pessoa míope vê claramente os objetos próximos, mas os objetos distantes ficam borrados. Apertar os olhos pode fazer com que os objetos distantes pareçam mais claros.

Com frequência, a miopia é notada pela primeira vez em crianças em idade escolar ou adolescentes. As crianças, muitas vezes, não conseguem ler o quadro-negro, mas podem ler um livro facilmente.

A miopia piora durante os anos de crescimento. As pessoas com miopia precisam trocar de óculos ou lentes de contato frequentemente. Normalmente, o problema para de avançar quando a pessoa para de crescer ou quando chega na faixa dos 20 anos.

Outros sintomas podem incluir:

  • Fadiga ocular;
  • Dores de cabeça (incomum).