Formado por um líquido à base de água e sais, o humor aquoso é responsável pela nutrição da córnea e do cristalino, regulando também a pressão interna do olho.
No caso, se essa drenagem não acontece, ou acontece de forma errada, a função óptica e o metabolismo nutricional do olho são prejudicados, acarretando em problemas de visão ainda maiores, podendo levar até mesmo a perda da visão.
Com o exame de gonioscopia, é possível avaliar como está sendo feita essa drenagem.
Por que fazer o exame de gonioscopia?
Como mencionamos acima, o exame de gonioscopia geralmente é solicitado pelo médico quando existe uma suspeita de glaucoma.
O glaucoma é uma doença que ocorre geralmente quando há uma alteração no nervo óptico, que por sua vez pode ser causada pelo aumento da pressão ocular (humor aquoso que regula a pressão do olho e é analisado no exame de gonioscopia).
A gonioscopia, além de dar o diagnóstico do glaucoma, também mostra qual o tipo da doença, permitindo que o médico defina com maior precisão qual o melhor tratamento para o paciente.
Um dos maiores problemas do glaucoma, se dá pelo fato de ser uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas e tem uma evolução lenta.
Caso não seja tratado, o paciente pode vir a ter a perda total da visão, de forma irreversível.
É por essa questão que a gonioscopia é um exame de extrema importância, e deve ser realizado o quanto antes, caso recomendado pelo médico.
Além do diagnóstico do glaucoma, o exame de gonioscopia pode mostrar outras alterações na visão, alguns exemplos são:
- Tumores na vista;
- Câncer nos olhos;
- Traumas oculares;
- Aderências íris;
- Indicado no pós-operatório da cirurgia intraocular.
Como é realizado o exame?
O exame de gonioscopia é simples e rápido, podendo ser realizado no consultório, clínica ou no hospital.
Para a realização do procedimento, são colocadas lentes de aumento na córnea do paciente.
Com isso, o médico consegue ter uma visão de até 360° do ângulo da câmera anterior do olho.
Como o paciente é submetido a dois tipos de colírios (um analgésico e outro gelatinoso), que podem acarretar no embaçamento dos olhos por cerca de duas horas após o procedimento, é necessário que esteja presente um acompanhante.
Após os colírios é realizado o procedimento da gonioscopia.
É importante saber que caso o paciente utilize lentes de contato, elas devem ser retiradas para a realização do exame de gonioscopia.
O equipamento utilizado pelo médico para realizar a gonioscopia conta com uma lâmpada de fenda, uma lente cônica e um espelho inclinado.
Dessa forma o médico consegue observar o ângulo que é formado entre a íris e a córnea.
Vale lembrar que o exame de gonioscopia é simples e rápido e não causa nenhuma dor ao paciente.
Clique aqui agora mesmo e agende seu exame de gonioscopia!