Exames Oftalmológicos

Tonometria

O que é Tonometria?

Também chamado de ‘tonoscopia’, a tonometria é um exame oftalmológico que possui o intuito de medir a pressão intraocular. Deve ser realizado periodicamente para o acompanhamento e para o diagnóstico prévio de complicações da visão. Durante o procedimento a pressão intra-ocular é medida e, entre outras coisas, pode-se diagnosticar casos de glaucoma.

A pressão intraocular é uma espécie de fluído que fica entre a íris e a córnea. Ela é também a medida da pressão interior nos olhos. Esta necessita estar sempre em níveis normais, pois quando, por exemplo, está elevada, as células nervosas dos olhos podem ser comprimidas a ponto de perderem as funções e causar cegueira.

É um exame de rotina indicado, principalmente, para pessoas que já tenham idade mais avançada ou para pacientes com suspeita de glaucoma e com histórico familiar de doenças oculares. Pessoas em tratamento de doenças oculares diversas também costumam ser submetidas ao procedimento. Sangramento ocular é outro dos fatores que levam à realização da tonometria.