Ultrassonografia Ocular
em São Paulo

QUERO AGENDAR UMA CONSULTAQUERO AGENDAR UMA CONSULTA

A ultrassonografia ocular é um procedimento realizado para analisar, com mais detalhes, todas as partes dos olhos.

Sendo também conhecida como “ecografia ocular”.

olho-cirurgia-refrativa

A principal função do exame é diagnosticar com maior precisão doenças que podem comprometer a visão do paciente.

A ultrassonografia ocular é um procedimento rápido e indolor, não tem exigências prévias e pode ser realizado em pacientes de qualquer idade.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o exame a seguir.

Como é realizada a ultrassonografia ocular?

O procedimento da ultrassonografia ocular avalia tanto as partes posterior quanto anterior dos olhos.

Veja a diferença abaixo:

• Parte posterior:

O exame é realizado enquanto o paciente permanece com os olhos fechados. O médico passa um gel nas pálpebras, fazendo com que o aparelho deslize com maior facilidade pelo globo ocular do paciente.

• Parte anterior: Diferente do caso acima, quando a ultrassonografia ocular é realizada na parte anterior, o paciente deve permanecer com os olhos abertos. Após a aplicação de um colírio anestésico, uma cuba é introduzida entre as pálpebras. Para evitar o ressecamento, o médico aplica gotas de soro fisiológico. Nesse caso, o aparelho tem contato direto com o olho do paciente.

No caso da ultrassonografia ocular, o aparelho utilizado exerce um funcionamento semelhante ao de outros procedimentos conhecidos.

A sonda de ultrassonografia emite ondas sonoras que produzem imagens da região interna dos olhos do paciente.

Quando é recomendada a ultrassonografia ocular?

O exame tem como principal objetivo o diagnóstico de doenças que possam causar a opacidade dos meios de visão, como por exemplo:

• Toxoplasmose;
  • Catarata;
  • Outros.

No caso, a ultrassonografia ocular é uma alternativa para o exame de fundo de olho, com o diagnóstico antecipado, os casos acima podem ser tratados de forma mais eficiente.

Além do mais, o exame pode ser realizado no pré-operatório de uma cirurgia de catarata, estudando com maior precisão as porções externas e internas do olho.

Quem deve fazer a ultrassonografia ocular?

O exame é indicado para pacientes que:

• Apresentam opacidade na visão;
  • Pacientes com queixas de flashs;
  • Moscas volantes;
  • Dores;
  • Inflamações;
  • Hemorragias.

Não são todas as doenças de visão que apresentam sintomas, mas ao sinal de qualquer tipo de alteração, a ultrassonografia ocular, é a primeira opção para investigar a alteração.

O que pode ser detectado no exame?

Como foi comentado acima, o exame tem a função de diagnosticar doenças que causam a opacidade da visão, podemos citar como exemplo:

• Catarata;
  • Doenças de córnea;
  • Hemorragias intraoculares.
  • Inflamações intraoculares;
  • Tumores oculares;
  • Avaliação de cirurgia de glaucoma.

O exame também é realizado na verificação de lesões após procedimentos cirúrgicos e para avaliar a condição dos olhos de recém-nascidos.

Quais as contraindicações do procedimento?

Se tratando de um exame simples e que pode ser feito em pessoas de qualquer idade, as contraindicações são poucas, mas existem.

Caso o paciente tenha alguma perfuração nos olhos e ainda não recebeu tratamento cirúrgico por exemplo, como é o caso de ferimentos por acidentes.

Se o paciente estiver com conjuntivite ou alguma outra doença infecciosa, deve avisar o médico, para que utilize proteções na sonda do ultrassom.

Mesmo com a utilização do colírio anestésico, caso o paciente sinta qualquer tipo de dor, é necessário para o exame e investigar o motivo.

A ultrassonografia ocular, como vimos, é um exame de diagnóstico que pode ajudar no tratamento de diversas doenças.

Presenciou algum dos sintomas acima? Clique aqui agora mesmo e agende sua consulta!

Convênios
Veja aqui a lista de convênios aceitos na crop!

icone-convenios-footer

Na Crop Oftalmologia trabalhamos com os principais planos de saúde, procurando proporcionar ao maior número de paciente um atendimento médico oftalmológico de qualidade e agilidade. Para isso, contamos com os mais diversos equipamentos linha de ponta em tecnologia e modernidade. Alinhado á instrumentação eficaz, contamos também com profissionais gabaritados e da mais alta capacidade.

Para ter acesso aos melhores cuidados disponíveis no ramo de medicina oftalmológica, opte pela Crop Oftalmologia, aonde a sua saúde vem sempre em primeiro lugar!

• Allianz
  • Ameplan