O que é a Toxina Botulínica

A toxina botulínica, como o próprio nome diz, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela é usada para paralisar os músculos causadores das linhas de expressão.

olho-tratamentos-ceratocone
quais-tratamentos-sao-feitos-para-o-ceratocone

Como funciona?

Consiste na aplicação de pequenas doses da toxina por meio de injeções e em pontos específicos da região que se deseja tratar.

O número de aplicações necessárias e os pontos em que serão aplicados, são definidos de acordo com os objetivos do paciente e sob as recomendações médicas. A intenção é que os resultados do tratamento sejam sempre os mais naturais possíveis, por isso a opinião de um especialista é fundamental.

quais-tratamentos-sao-feitos-para-o-ceratocone

As injeções são superficiais, por isso, nas aplicações, uma agulha bem pequena e fina é utilizada para que não cause dor aos pacientes. Em geral, não é preciso anestesiar o local antes do procedimento e tampouco se exige repouso ou recuperação pós tratamento.

A aplicação da toxina botulínica não leva muito tempo sendo feita quase sempre em única sessão. Os efeitos já podem ser sentidos após 48 horas, mas eles não são definitivos. Normalmente, eles duram de 4 a 6 meses. Por isso é necessário realizar novas aplicações como manutenção.

O valor do tratamento com toxina botulínica varia de acordo com a região do corpo que será tratada e é proporcional à quantidade de produto que será aplicado.

Onde posso aplicar?

Normalmente é utilizado para tratar marcas de expressão do terço superior da face. É bastante indicado para eliminar pés de galinha, rugas que se formam entre as sobrancelhas e as linhas horizontais na testa.

O procedimento relaxa a musculatura e disfarça a aparência das rugas já existentes, prevenindo também o surgimento de rugas mais profundas.

Também é possível fazer a aplicação em outras regiões do rosto, como:

  • Nas extremidades (caudas) das sobrancelhas, para deixá-las mais arqueadas. Isso porque, com o tempo, elas tendem a descer em decorrência da gravidade;
  • No queixo, para reduzir rugas que aparecem no local;
  • No pescoço, para eliminar os vincos verticais que costumam surgir com o passar dos anos;
  • No colo, a fim de eliminar as linhas que surgem naturalmente com a idade;
  • Nas axilas, como forma de tratamento da hiperidrose axilar;
  • Nas mãos, para tratar a hiperidrose palmar;
  • Nos pés, para tratar a hiperidrose plantar;
  • Na gengiva, para disfarçar o sorriso gengival - quando a parte superior da gengiva aparece de forma desproporcional ao sorrir.

Para quem é indicado?

Objetivos estéticos

Qualquer pessoa pode fazer uma aplicação de botox, mas indica-se geralmente para pessoas adultas que já estejam com marcas de expressão mais avançadas ou que desejem prevenir os sinais do tempo na pele.

Objetivos terapêuticos

A toxina botulínica também é indicada para tratamentos terapêuticos, como sudorese (suor excessivo, também chamado de hiperidrose) nas mãos, pés e axilas.

Pessoas que sofrem de bruxismo, uma doença caracterizada principalmente pelo ranger dos dentes durante a noite, também podem se beneficiar da aplicação de botox.

Contraindicações

O procedimento é contraindicado em alguns casos muito específicos:

  • Pacientes que apresentem alergia aos componentes da fórmula da toxina botulínica;
  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres lactantes (que estejam amamentando);
  • Pacientes com doenças neuromusculares.

Cuidados necessários

Aplicação de botox é um procedimento simples, rápido e quase sempre indolor, por isso não requer nenhum tipo de cuidado antes ou depois.

No entanto, é preciso ficar atento a alguns pontos caso você esteja considerando aplicar a toxina.

A primeira coisa é sempre consultar um especialista antes de fazer o agendamento. Explique-lhe suas intenções com o tratamento e pergunte sobre os locais do corpo em que ele recomendaria a aplicação.

Além disso, garanta que o local seja uma clínica confiável e preparada para realizar o procedimento corretamente e com segurança.