A capsulotomia é um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho que protege o cristalino. Essa mancha pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, mas o laser consegue retirá-la.
A cirurgia de catarata é definitiva, mas isso não significa que outras estruturas do olho também possam sentir o impacto do passar dos anos.
Muitos pacientes acham que a catarata retorna após o procedimento, cuja promessa é ser definitivo, e de fato é. Na verdade, essa “sujeira” que causa a perda da visão perfeita, é uma complicação decorrente do procedimento da catarata realizado anteriormente.
Mesmo com os avanços tecnológicos e avanços nas técnicas utilizadas pelos médicos, em alguns casos, isso ainda ocorre e é necessário fazer este tratamento secundário para corrigir o problema.
A capsulotomia é responsável pela limpeza dos olhos, por meio de uma técnica simples e não invasiva, ela ajuda a promover a melhora na qualidade de vida do paciente, sem necessidade de internação.
Foto: ioc.medComo é feita a capsulotomia?
A capsulotomia é um procedimento simples, indolor e não invasivo. O médico responsável dilata a pupila do paciente com um colírio especial, depois, aciona os disparos do laser.
A energia causa explosões microscópicas na cápsula inserida após a cirurgia de catarata, retirando a opacidade do cristalino. Após o procedimento, que leva em torno de 5 minutos para ser concluído, a luz volta a passar sem interferências e chega à retina novamente.
Após o procedimento, o paciente não necessita de período de recuperação, mas existem algumas restrições para se atentar. As restrições são:
Suspender os exercícios físicos por pelo menos uma semana e utilizar os colírios prescritos pelo médico;
Sintomas como dor e queimação, por outro lado, não são esperados. Se acontecer, é aconselhável consultar um médico;
Não há contraindicação para se expor ao sol e você pode realizar praticamente todas as atividades da vida normal.
O que é YAG Laser?
YAG significa Ytrium, Aluminium e Garnet (Ítrio, Alumínio e Granada), elementos que compõem o laser e são invisíveis a olho nu. Essa tecnologia foi desenvolvida nos anos 70, na Suíça. Com o passar dos anos, houve muita evolução e os riscos de complicações são mais baixos.
A capsulotomia pode ser repetida?
Geralmente, o procedimento é realizado apenas uma vez. É normal que o paciente apresente dificuldades para enxergar após o procedimento, quando ele ainda é recente. Inclusive, podem aparecer moscas volantes (linkar) nos primeiros 15 dias, devido aos resquícios da cápsula que flutuam no meio líquido do globo ocular.
Caso os sintomas permaneçam, a capsulotomia pode ser repetida, mas não é comum.
Preço da capsulotomia em São Paulo
O preço da capsulotomia pode variar a depender do convênio do paciente, local em que está realizando o procedimento, dentre outros motivos. Procure um oftalmologista competente e uma clínica de confiança para reduzir os riscos de possíveis complicações.
A CROP Oftalmologia é referência em saúde ocular em São Paulo (SP), oferecendo atendimento personalizado, equipamentos de última geração e profissionais capacitados.
Nossas clínicas estão localizadas na Lapa e Chácara Santo Antônio, em São Paulo. Para mais informações como: preço do procedimento, convênios, formas de pagamento e disponibilidade, entre em contato agora mesmo neste link e obtenha a orientação de nossos profissionais.