Como é feita a cirurgia refrativa?

Por: Crop | 24 de Novembro de 2022

O procedimento é rápido, seguro e com alta no mesmo dia é responsável por reduzir a dependência do óculos de grau

Pessoas que têm algum distúrbio de visão dificilmente conseguem ficar sem utilizar óculos de grau ou lentes de contato. Dentre os distúrbios, os mais comuns são a miopia, o astigmatismo, a presbiopia e a hipermetropia.

A cirurgia refrativa é um dos procedimentos mais abrangentes do meio oftalmológico, por ser rápido, seguro e ter alta no mesmo dia. Ela serve para diminuir a dependência dos pacientes com relação ao uso de óculos e lentes de contato e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Afinal, o paciente poderá trabalhar e se locomover com maior facilidade, assistir filmes com legendas ou dirigir sem o uso dos óculos.

Sabemos que quanto maior o grau, maior a dependência dos óculos e das lentes, por isso, muitas pessoas optam pela realização da cirurgia refrativa.

A cirurgia refrativa é um procedimento a laser que pode corrigir definitivamente alguns problemas, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, além de amenizar a presbiopia ou a “vista cansada” em pessoas com mais de 40 anos.

Como é feita a cirurgia refrativa?

O procedimento é realizado na lente natural dos nossos olhos, na córnea. Após a aplicação de um colírio anestésico, são aplicados lasers na córnea do paciente, que mudaram o formato e, consequentemente, vão fazer a correção do grau utilizado pelo mesmo anteriormente.

Tempo de cirurgia

A cirurgia dura de 5 a 10 minutos em cada olho e não há necessidade de internação.

Quem pode fazer a cirurgia refrativa?

Nem todas as pessoas que usam óculos podem fazer a cirurgia. Para que o procedimento seja possível, o paciente deve atender alguns pré-requisitos, são eles: ter a córnea saudável, apresentar estabilidade do grau e ser maior de 18 anos.

O responsável pela avaliação é o médico responsável, que vai tirar a medida do grau antes e depois de dilatar os olhos e fazer uma avaliação minuciosa da córnea e da retina.

Como é a recuperação?

Existem três tipos de técnicas para a realização do procedimento, são elas: LASIK, SMILE e PRK.

As duas primeiras técnicas são as mais modernas, onde o paciente pode operar em um dia e retornar ao trabalho no dia seguinte, sem grandes complicações.

Na técnica PRK, a mais tradicional, o desconforto é maior e a recuperação é um pouco mais lenta, com o retorno ao trabalho ou das atividades após 4 ou 5 dias.

O especialista irá orientar o paciente com relação à prática de atividades físicas e atividades diárias. Além disso, pode recomendar o uso de medicamentos analgésicos, colírios antibióticos, anti-inflamatórios e lubrificantes.

Onde fazer a cirurgia refrativa em São Paulo?

Cuidar da saúde dos olhos é fundamental para que você tenha qualidade de vida e possa aproveitar da melhor maneira os melhores momentos de sua vida.

A CROP Oftalmologia é referência em saúde ocular em São Paulo (SP), oferecendo atendimento personalizado, equipamentos de última geração e profissionais capacitados para a realização das mais complexas cirurgias.

Nossas clínicas estão localizadas na Lapa e Chácara Santo Antônio, em São Paulo. Para mais informações, como preço do procedimento, convênios, formas de pagamento e disponibilidade, entre em contato agora mesmo neste link e obtenha a orientação de nossos profissionais.