Tudo que você precisa saber sobre a cirurgia de estrabismo

Por: Crop | 08 de Novembro de 2022

Estrabismo é um distúrbio que afeta o paralelismo entre os dois olhos, que apontam para direções diferentes

O estrabismo é uma condição de falta de alinhamento dos olhos, que pode aparecer em um grau leve ou mais elevado e pode causar dificuldades para o portador enxergar adequadamente.

Para a correção da falta de alinhamento, existe o procedimento cirúrgico, capaz de modificar a estrutura dos olhos e garantir que eles fiquem no posicionamento correto. Entenda como é realizado o procedimento e quais são as recomendações pós-cirúrgicas.

Como a cirurgia de estrabismo é feita?

Para corrigir o alinhamento dos olhos e modificar a estrutura dos mesmos, a cirurgia mexe com a posição dos músculos da região. A depender do caso, os músculos da região podem ser fortalecidos ou enfraquecidos, para que possa garantir o realinhamento dos olhos.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário retirar o globo ocular para corrigir os nervos que regem os olhos. Durante a cirurgia, é feito um pequeno corte na lateral dos olhos e o músculo pode ter uma parte cortada para ficar tensionado ou para ser enfraquecido. Ajustando o tamanho do nervo que controla o globo ocular.

A anestesia pode ser local ou geral, a depender da opção feita pelo médico responsável e pelo paciente.

A cirurgia não tem restrição de idade e pode ser realizada em crianças e adultos. No caso das crianças, até os 8 anos de idade, a criança ainda não desenvolveu a maturação cerebral do campo visual, por isso, o “momento ideal” para a realização do procedimento é antes que a criança complete 8 anos.

Entre os benefícios do procedimento, devemos citar a melhora do funcionamento e também da estética dos olhos.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

O tempo cirúrgico depende de quantos músculos serão abordados durante a cirurgia e pode variar entre 20 minutos e 1 hora e 30 minutos.

A recuperação é um processo individual, com média de afastamento das atividades gerais por 7 dias. A regeneração completa dos tecidos ocorre por volta de 30 dias.

O que não é permitido durante este período?

O paciente não deve realizar esforço físico ou frequentar ambientes com água (piscina, sauna e mar) nos primeiros 20 dias após a cirurgia. A aplicação de colírio de corticoide e antibiótico é necessária no período indicado pelo médico. Os pontos são feitos com material especial e absorvível, e devem cair espontaneamente em aproximadamente 20 dias.

Preço da cirurgia de estrabismo em São Paulo?

Muitas pessoas desejam saber o valor final da cirurgia sem antes consultar um profissional da área. A consulta pré-operatória, exames oftalmológicos, a cirurgia em si e as consultas pós-operatórias. O valor pode variar de acordo com a clínica escolhida, se são um ou dois olhos e a complexidade da cirurgia.

Portanto, infelizmente, não podemos definir um valor fixo como em uma tabela, para saber mais sobre o procedimento ou sobre os valores é necessário agendar uma consulta.

A CROP Oftalmologia é referência em saúde ocular em São Paulo (SP), oferecendo atendimento personalizado, equipamentos de última geração e profissionais capacitados para a realização das mais complexas cirurgias.

Nossas clínicas estão localizadas na Lapa e Chácara Santo Antônio, em São Paulo. Para mais informações, como preço do procedimento, convênios, formas de pagamento e disponibilidade, entre em contato agora mesmo neste link e obtenha a orientação de nossos profissionais.