É uma doença que faz com que a córnea se projete para a frente, o que pode levar ao comprometimento da visão
O ceratocone é uma doença onde a córnea se projeta para frente e o globo ocular remete à um cone, por conta do formato. Ela é uma enfermidade não inflamatória que afeta a córnea, camada que cobre o globo ocular.
Primeiramente, a córnea é uma camada bem fina, transparente e responsável por cobrir o globo ocular. Quando acometida pela ceratocone, ocorre uma redução da espessura da parte central da córnea, que é empurrada para fora, formando uma saliência.
Sintomas da ceratocone
A córnea funciona como uma lente fixa sobre a íris e projeta a luz sobre a retina. Logo, com as alterações no formato causadas pela ceratocone, a visão pode ficar comprometida, causando visão embaçada e consequentemente, o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia.
O principal sintoma é facilmente sentido pelo paciente, a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto, dores de cabeça, halos em torno das luzes, fotofobia e coceira.
Evite coçar os olhos
Um dos possíveis sintomas e mais perigosos é a coceira. Isso porque, qualquer atrito com a córnea é perigoso para as pessoas que estão com ceratocone. Ocasionalmente, a coceira pode aumentar a degradação da córnea e acelerar a progressão da doença.
Casos mais comuns
Normalmente, descobre-se a doença em uma consulta oftalmológica de rotina ainda na adolescência. Dessa forma, descobre-se que o ceratocone acomete mais as crianças e adolescentes na faixa dos 13 e 14 anos.
O ceratocone é uma doença que tem grande influência pela parte genética da pessoa. Nesse sentido, o paciente tende a desenvolver astigmatismo ou miopia. Então, ele começa a ter visão embaçada e dificuldade para enxergar, principalmente à noite.
Tratamento de Ceratocone
O diagnóstico e tratamento da ceratocone sempre será validado por um médico especialista. Todavia, o paciente será avaliado para a escolha do óculos, lentes de contato ou a realização de cirurgias.
Antes de tudo, é recomendado que o paciente utilize óculos, na maior parte das vezes em casos iniciais da doença. A lente de contato é a próxima alternativa, caso os óculos não atinjam o objetivo de fornecer uma acuidade visual satisfatória.
Além disso, o médico pode indicar uma cirurgia Crosslinking, evitando a progressão da doença; um transplante de córnea, para casos mais avançados; ou, implante de anel corneano, realizado com anestesia local, indolor e com excelentes resultados.
Acima de tudo, o tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar ou manter a doença nas fases iniciais, permitindo uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto.
Onde posso encontrar um especialista em ceratocone em São Paulo?
Em conclusão, o acompanhamento de um profissional qualificado é necessário para os casos de ceratocone. Afinal, cuidar da saúde dos olhos é fundamental para que você tenha qualidade de vida e possa aproveitar da melhor maneira os melhores momentos de sua vida.
A CROP Oftalmologia é referência em saúde ocular em São Paulo (SP), oferecendo atendimento personalizado, equipamentos de última geração e profissionais capacitados para a realização das mais complexas cirurgias.
Nossas clínicas estão localizadas na Lapa e Chácara Santo Antônio, em São Paulo. Para mais informações, como preço do procedimento, convênios, formas de pagamento e disponibilidade, entre em contato agora mesmo neste link e obtenha a orientação de nossos profissionais.