Vitrectomia é a cirurgia que corrige o descolamento de retina, glaucoma, dentre outras doenças oculares
A vitrectomia é a cirurgia indicada para os casos de retinopatia diabética, membrana epirretiniana, glaucoma e descolamento de retina.
A indicação da cirurgia é mais comum nos casos de descolamento de retina, que se caracteriza pelo desprendimento da estrutura da superfície interna do globo ocular.
Saiba mais sobre o problema e sobre a cirurgia responsável pela correção do problema.
O que é a retina e como ela funciona?
Na retina existem receptores fotossensíveis que convertem a imagem luminosa do exterior em impulsos elétricos, através do nervo ótico, impulsos que são passados para a área do cérebro que processa a visão.
Por conta deste deslocamento de retina, a separação das estruturas promove a degeneração celular por falta de nutrientes e se não tratada corretamente, pode gerar perda total da visão.
A retina é uma parte muito sensível dos nossos olhos, além de ser uma estrutura fina e flexível, ela que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular.
Por que ocorre o desprendimento ou o deslocamento da retina?
A retina não possui nenhum tipo de fixação especial que a prensa ao globo ocular. O que a mantém em posição é o vítreo, substância gelatinosa e transparente que fica entre a retina e o cristalino. Por meio do contato gerado pelo vítreo, a retina recebe suporte e nutrição.
O corpo vítreo é um líquido transparente semelhante a um gel que preenche a maior parte do interior do globo ocular e o mantém no formato do olho.
O corpo vítreo é 99% composto de água e está em contato com a superfície da retina. A retina está localizada na parte mais interna do olho e desempenha um papel vital na visão.
O descolamento ocorre quando essas estruturas perdem contato entre elas e a retina deixa de receber os nutrientes necessários, promovendo a degeneração celular.
O desprendimento da retina é uma urgência médica e se não for tratada depressa, pode evoluir para a perda total da visão.
Como é feita a cirurgia vitrectomia
A vitrectomia é realizada com um pequeno instrumento cirúrgico, o virectomo, que é usado para remover o corpo vítreo. O gel vítreo é substituído por solução salina (BSS). Como o corpo vítreo é composto de 99% de água, o paciente não notará nenhuma alteração na visão após a substituição do corpo vítreo por esta solução.
Onde fazer a cirurgia vitrectomia em São Paulo?
Cuidar da saúde dos olhos é fundamental para que você tenha qualidade de vida e possa aproveitar da melhor maneira os melhores momentos de sua vida.
A CROP Oftalmologia é referência em saúde ocular em São Paulo (SP), oferecendo atendimento personalizado, equipamentos de última geração e profissionais capacitados para a realização das mais complexas cirurgias.
Nossas clínicas estão localizadas na Lapa e Chácara Santo Antônio, em São Paulo. Para mais informações, como preço do procedimento, convênios, formas de pagamento e disponibilidade, entre em contato agora mesmo neste link e obtenha a orientação de nossos profissionais.